Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2258
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas que auxiliam em sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Rayanne Mendes de Freitas
Tutor: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumen: Investiga práticas pedagógicas que possam auxiliar professores dentro de sala de aula a minimizar possíveis distrações de alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. Se tratando de pesquisa bibliográfica usando o estado da arte como técnica de levantamento de dados, faz-se na primeira parte dessa pesquisa um estudo teórico sobre: o Transtorno da Atenção e Hiperatividade para conhecer, as causas, os sintomas e os efeitos dessa síndrome, na segunda parte busca refletir sobre esses alunos no âmbito escolar e por fim, na terceira parte, se pensa em algumas práticas pedagógicas que possam auxiliar os professores dentro de sala de aula com alunos que apresentem supostamente ser portadores da síndrome Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Partindo do pressuposto que no decorrer de sua vida profissional, um professor depara-se com vários obstáculos que interferem no processo de aprendizagem do aluno. São obstáculos dos mais variados motivos sendo tanto de ordem pedagógica quanto social. E uma das causas mais comum em crianças em idade escolar é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Crianças com essa síndrome tem dificuldade em manter a concentração, tem tendência em ser agitadas e muitas vezes tem problemas para fazer as coisas até o final. A pesquisa busca apresentar algumas propostas onde o professor pode buscar a atenção desse aluno usando das mais variadas práticas e jogos pedagógicos dentro de sala de aula. Para discutir as diferentes abordagens do conhecimento, dialoga-se com autores como Clarice Peres, Maria da Gloria Lopes, Barkley Russel, entre outros. Concluiu-se que o trabalho de intervenção com alunos TDAH exige do professor um planejamento organizado das aulas, com encaminhamento metodológico adequado, usando, por exemplo, atividades que envolvem uso de símbolos e significados. O uso de recursos diversificados pelo professor em suas aulas possibilitará ao estudante com TDAH uma experiência escolar integrada e dinâmica.
Materia: Prática pedagógica
Aprendizagem
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Rayanne Mendes de Freitas. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas pedagógicas que auxiliam em sala de aula.2017 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RMFPereira.pdf742.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.