Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2258
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas que auxiliam em sala de aula |
Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Rayanne Mendes de Freitas |
Orientador: | Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
Resumo: | Investiga práticas pedagógicas que possam auxiliar professores dentro de sala de aula a minimizar possíveis distrações de alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. Se tratando de pesquisa bibliográfica usando o estado da arte como técnica de levantamento de dados, faz-se na primeira parte dessa pesquisa um estudo teórico sobre: o Transtorno da Atenção e Hiperatividade para conhecer, as causas, os sintomas e os efeitos dessa síndrome, na segunda parte busca refletir sobre esses alunos no âmbito escolar e por fim, na terceira parte, se pensa em algumas práticas pedagógicas que possam auxiliar os professores dentro de sala de aula com alunos que apresentem supostamente ser portadores da síndrome Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Partindo do pressuposto que no decorrer de sua vida profissional, um professor depara-se com vários obstáculos que interferem no processo de aprendizagem do aluno. São obstáculos dos mais variados motivos sendo tanto de ordem pedagógica quanto social. E uma das causas mais comum em crianças em idade escolar é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Crianças com essa síndrome tem dificuldade em manter a concentração, tem tendência em ser agitadas e muitas vezes tem problemas para fazer as coisas até o final. A pesquisa busca apresentar algumas propostas onde o professor pode buscar a atenção desse aluno usando das mais variadas práticas e jogos pedagógicos dentro de sala de aula. Para discutir as diferentes abordagens do conhecimento, dialoga-se com autores como Clarice Peres, Maria da Gloria Lopes, Barkley Russel, entre outros. Concluiu-se que o trabalho de intervenção com alunos TDAH exige do professor um planejamento organizado das aulas, com encaminhamento metodológico adequado, usando, por exemplo, atividades que envolvem uso de símbolos e significados. O uso de recursos diversificados pelo professor em suas aulas possibilitará ao estudante com TDAH uma experiência escolar integrada e dinâmica. |
Palavras-chave: | Prática pedagógica Aprendizagem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PEREIRA, Rayanne Mendes de Freitas. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas pedagógicas que auxiliam em sala de aula.2017 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMFPereira.pdf | 742.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.