Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22640
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Herança digital: o tratamento dado pelo ordenamento jurídico brasileiro aos bens digitais do falecido diante do vácuo legislativo
Author(s)/Inventor(s): Timbó, Camila Alves
Advisor: Seta, Cristina Gomes Campos de
Abstract: O presente trabalho objetiva fazer uma análise do tratamento conferido ao direito brasileiro aos bens digitais do usuário falecido, diante da ausência de atividade legislativa para regulamentar o assunto. A importância da herança digital, a cada dia, se mostra mais significativa, uma vez que a sociedade tem aderido a internet como o “point” de suas mais diversas atividades cotidianas e, inclusive, a acumulação de bens. Nesse sentido, para dissertar sobre o tema, será feita a análise dos aspectos gerais do direito sucessório, notadamente quanto ao fato de a herança ser um direito fundamental, do novo fenômeno de concentração de patrimônio nas redes sociais e, também, na diferenciação dos bens digitais de acordo com o interesse envolvido – patrimonial, envolvendo o direito à propriedade, ou existencial, que perpassa pela necessidade de tutela póstuma dos direitos da personalidade. Por fim, será analisado o tratamento dado pelo ordenamento jurídico e internacional ao tema, bem como os projetos de lei brasileiros sobre o assunto.
Keywords: Herança digital
Bens digitais
Internet
Direitos da personalidade
Direito à propriedade
Digital heritage
Digital assets
Internet
Right to property
Personality rights
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TIMBÓ, Camila Alves. Herança digital: o tratamento dado pelo ordenamento jurídico brasileiro aos bens digitais do falecido diante do vácuo legislativo. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATimbo-min.pdf357.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.