Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22783
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dc.contributor.advisorMartins, Guilherme Magalhães-
dc.contributor.authorSousa, Karine Lopes da Cruz-
dc.date.accessioned2024-05-06T19:20:02Z-
dc.date.available2024-05-08T03:00:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Karine Lopes da Cruz. O tratamento automatizado de dados pessoais que definem perfis de consumo (profiling) em conformidade com a legislação brasileira. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22783-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfilingpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectDados Pessoaispt_BR
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectConsumerpt_BR
dc.subjectPersonal Datapt_BR
dc.titleO tratamento automatizado de dados pessoais que definem perfis de consumo (profiling) em conformidade com a legislação brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6071905480000840pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o profiling (no português, perfilização ou perfilamento) automatizado de consumo, que consiste na utilização dos dados pessoais dos consumidores para realizar a sua categorização em grupos, prevendo seus interesses. Essa categorização é realizada por meio do tratamento de dados pessoais, que podem ser fornecidos diretamente pelo titular ou por meio do resultado do processamento desses dados, com tecnologias como Inteligência Artificial e data mining, que geram novas informações sobre o mesmo titular. Analisou-se como o profiling funciona no âmbito consumerista e publicitário, bem como as suas principais problemáticas, como discriminação ilícita e abusiva, transparência aos consumidores e direitos destes. A análise é realizada conforme a legislação brasileira, sobretudo a Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Lei do Cadastro Positivo e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica de fontes nacionais e internacionais, bem como de casos julgados no cenário nacional e internacional. Chegou-se à conclusão de que: as problemáticas apresentadas se interrelacionam; o ordenamento jurídico brasileiro já tratava o assunto antes da vigência da LGPD; ainda há pontos pendentes de regulação complementar, a ser realizada, sobretudo, pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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