Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22808
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A aplicação das medidas provisórias proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Instuto Penal Plácido de Sá Carvalho frente a resolução de 22 de novembro de 2018
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Eduardo Oliveira
Orientador: Martins, Antônio José Teixeira
Resumo: A Resolução da Corte Interamericana de Direitos Humanos, emitida em 22 de novembro de 2018, ao Estado brasileiro trouxe medidas provisórias a serem aplicadas no âmbito do Instituo Penal Plácido de Sá Carvalho, localizado no Rio Janeiro. A motivação que deu ensejo ao peticionamento junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro deu-se pelo aspecto quantitativo relativo a superpopulação e superlotação na unidade prisional, e pelo aspecto qualitativo referente as condições degradantes de estruturais insalubres e se serviço precário. Dentre as medidas provisórias contidas na Resolução estão a aplicação do computo em dobro a ser considerado da pena degradante de cada pessoa presa na unidade e no caso de pessoas presas condenadas ou acusadas de crime contra a dignidade sexual, que fosse realizado o exame criminológico para a concessão do benefício. O presente trabalho aborda como o Brasil vem cumprindo as medidas provisórias para frear a violação de direitos no referido estabelecimento penal e as controvérsias na aplicação.
Palavras-chave: Corte Interamericana de Direitos Humanos
Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho
Medidas Provisórias
Presídios
Superlotação
Superpopulação
Direitos Humanos
Direitos Fundamentais
Execução Penal
Pena
Computo em dobro
Exame Criminológico
Encarceramento em massa
Inter-American Court of Human Rights
Plácido de Sá Carvalho Criminal Institute
Provisional Measures
Overcrowding
Overpopulation
Violation
Human Rights
Penalty
Double calculation
Criminological examination
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NASCIMENTO, Eduardo Oliveira. A aplicação das medidas provisórias proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Instuto Penal Plácido de Sá Carvalho frente a resolução de 22 de novembro de 2018. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EONascimento-min.pdf340.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.