Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22825
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Storycoding: um guia de boas práticas ensinando o pensamento computacional através de histórias |
| Author(s)/Inventor(s): | Santos, Ana Claudia Ribeiro dos Silva, Polyana Tadeu Pacheco da |
| Advisor: | França, Juliana Baptista dos Santos |
| Abstract: | O mundo hoje é marcado por constantes mudanças e um crescimento exponencial de tecnologias da informação que exigem habilidades, como o pensamento computacional (PC). A introdução desse conceito é essencial, porque em um mundo cada vez mais globalizado, o pensamento computacional proporciona ao ser humano raciocínio lógico apurado e facilidade na solução de problemas, sendo estas habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo que o pensamento computacional seja uma das competências digitais que, segundo a Política Nacional de Educação Digital, devem ser desenvolvidas pelas escolas com seus alunos, existem diversas instituições que ainda não o praticam. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é propor um guia de boas práticas de ensino do pensamento computacional. Para tanto, o método StoryCoding, originado em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será o ponto de partida do guia de boas práticas. O objetivo desta guia é fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional de crianças e juvenis através de narrativas e da linguagem de programação em blocos, Scratch. Para avaliar e refinar o StoryCoding, três instituições de ensino foram selecionadas e tiveram turmas participantes de oficinas com a aplicação da atividade proposta. A aplicação das oficinas permitiu a identificação de lacunas e pontos de fragilidade no método, fornecendo uma base sólida para ajustes e refinamentos que apoiaram a definição do guia de boas práticas. Como resultado deste projeto de conclusão de curso, foi elaborado o StoryCoding: um guia de boas práticas, que é um conjunto de boas práticas direcionado para o ensino do pensamento computacional. Este guia é especialmente voltado ao desenvolvimento lúdico do pensamento computacional em crianças e adolescentes. |
| Keywords: | Pensamento computacional Programação em blocos Lógica de programação Block programming Computational thinking Programming logic Storytelling |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Production unit: | Instituto de Computação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 20-Mar-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ACRSantos.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.