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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um bom atendimento e a fidelização do cliente através do marketing de relacionamento
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Gabriel Gothe
Advisor: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Abstract: A competitividade do mercado, cada vez mais acirrada, tem levado organizações a buscar novas estratégias para sobreviver. O marketing de relacionamento, ou novo marketing, aquele embasado em relacionamentos de longo prazo, duradouros e na satisfação das necessidades e expectativas do cliente, tem sido a estratégia mais utilizada para a fidelização, retenção e consequentemente aumento da lucratividade. O presente trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa através de um levantamento bibliográfico. Diante disso este trabalho tem como objetivo verificar como o marketing pode influenciar na gestão de pessoas e demonstrar o marketing de relacionamento como um bom atendimento pode ser fundamental para que uma empresa consiga a fidelização do consumidor. Conclui-se, que para uma instituição financeira possa manter seus clientes e conquistar outros através das redes sociais, cada vez mais é preciso oferecer serviços diferenciados da concorrência, é preciso identificar a necessidade e a expectativa dos clientes e as novas oportunidades que se possam apresentar diante do levantamento de informações junto a eles e assim elaborar um plano de ação para fidelizá-los.
Keywords: Competitividade
Marketing de relacionamento
Consumidores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Gabriel Gothe. Um bom atendimento e a fidelização do cliente através do marketing de relacionamento. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

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