Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Carolina Rolim Machado Cyrillo da | - |
dc.contributor.author | Rogério, Jéssica Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T17:06:28Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ROGERIO, Jéssica Silva. O Direito à Educação no sistema jurídico brasileiro: análise do aspecto qualitativo do Direito à Educação, judicialização e leis complementares. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23009 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito à Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Judicialização do Direito à Educação | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação - PNE | pt_BR |
dc.subject | Right to Education | pt_BR |
dc.subject | Quality Education | pt_BR |
dc.subject | Judicialization of the Right to Education | pt_BR |
dc.subject | National Common Curriculum Base - BNCC | pt_BR |
dc.subject | National Education Plan - PNE | pt_BR |
dc.title | O Direito à Educação no sistema jurídico brasileiro: análise do aspecto qualitativo do Direito à Educação, judicialização e leis complementares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0095771869278241 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Ferreira, Siddharta Legale | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3867781909554532 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia analisa aspectos relacionados à judicialização do direito à educação e a baixa qualidade da educação no Ensino Médio. Destaca-se o direito à educação de qualidade como garantia constitucional, enfatizando a importância do Plano Nacional de Educação - PNE para a avaliação da qualidade educacional. A falta de especificação detalhada dos conteúdos curriculares básicos na Base Nacional Comum Curricular é abordada, sugerindo a necessidade de um currículo próprio para o Ensino Médio. O Plano Nacional de Educação enfrenta desafios para alcançar metas e garantir um ensino de qualidade, conforme evidenciado pela baixa média de desempenho obtida através do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Será investigada a judicialização do direito à educação no Supremo Tribunal Federal, tendo em vista haver relação do fornecimento do direito à educação de qualidade e dignidade da pessoa humana. A pesquisa é dividida em três capítulos: conceitos fundamentais, legislação educacional e questões do direito à educação (judicialização, PNE e sua meta não alcançada). O objetivo é contribuir para a reflexão e efetivação do direito à educação de qualidade por meio de diálogo, soluções legislativas e demandas judiciais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSRogerio-min.pdf | 448 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.