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dc.contributor.advisorSilva, Carolina Rolim Machado Cyrillo da-
dc.contributor.authorRogério, Jéssica Silva-
dc.date.accessioned2024-06-18T17:06:28Z-
dc.date.available2024-06-20T03:00:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationROGERIO, Jéssica Silva. O Direito à Educação no sistema jurídico brasileiro: análise do aspecto qualitativo do Direito à Educação, judicialização e leis complementares. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23009-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Qualidadept_BR
dc.subjectJudicialização do Direito à Educaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educação - PNEpt_BR
dc.subjectRight to Educationpt_BR
dc.subjectQuality Educationpt_BR
dc.subjectJudicialization of the Right to Educationpt_BR
dc.subjectNational Common Curriculum Base - BNCCpt_BR
dc.subjectNational Education Plan - PNEpt_BR
dc.titleO Direito à Educação no sistema jurídico brasileiro: análise do aspecto qualitativo do Direito à Educação, judicialização e leis complementarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0095771869278241pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ferreira, Siddharta Legale-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867781909554532pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia analisa aspectos relacionados à judicialização do direito à educação e a baixa qualidade da educação no Ensino Médio. Destaca-se o direito à educação de qualidade como garantia constitucional, enfatizando a importância do Plano Nacional de Educação - PNE para a avaliação da qualidade educacional. A falta de especificação detalhada dos conteúdos curriculares básicos na Base Nacional Comum Curricular é abordada, sugerindo a necessidade de um currículo próprio para o Ensino Médio. O Plano Nacional de Educação enfrenta desafios para alcançar metas e garantir um ensino de qualidade, conforme evidenciado pela baixa média de desempenho obtida através do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Será investigada a judicialização do direito à educação no Supremo Tribunal Federal, tendo em vista haver relação do fornecimento do direito à educação de qualidade e dignidade da pessoa humana. A pesquisa é dividida em três capítulos: conceitos fundamentais, legislação educacional e questões do direito à educação (judicialização, PNE e sua meta não alcançada). O objetivo é contribuir para a reflexão e efetivação do direito à educação de qualidade por meio de diálogo, soluções legislativas e demandas judiciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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