Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.otherAmorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.otherMarsico, Juliana-
dc.date.accessioned2024-06-20T19:11:27Z-
dc.date.available2024-06-22T03:00:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAMORIM, Rejane Maria de Almeida; MARSICO, Juliana (org.). Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2024. E-book.pt_BR
dc.identifier.isbn9786588579169pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23028-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPedagogical residencyen
dc.titleFormação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) são políticas públicas de iniciação à docência dispostas no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tais programas vêm se configurando como importantes investidas para ampliar as ações institucionais de formação docente inicial e continuada em universidades do país. Neste texto, apresentamos os programas aqui referidos e traçamos um breve panorama sobre os efeitos destes na formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Finalizamos, neste ano de 2024, a sexta edição do PIBID e a primeira do PRP, programas inseridos no âmbito da Coordenação de Programas Institucionais de Formação Docente da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ. Os textos reunidos na presente publicação se dedicam a explorar mais detidamente aspectos relativos a diferentes subprojetos realizados entre novembro de 2022 e abril de 2024. Esperamos que os relatos e as reflexões aqui trazidos por participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica nessa edição UFRJ-2022-2024 possam contribuir para pensarmos uma formação docente como formação profissional no que aprendemos a chamar “casa comum” não apenas no âmbito dos referidos programas, mas em outros espaços de articulação entre universidade e escola oportunizados pelo trabalho de formação de professores que vimos realizando na nossa universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsCFCHpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formacao docente PIBIDPRP 2024.pdf6.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.