Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23028
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.other | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.other | Marsico, Juliana | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T19:11:27Z | - |
dc.date.available | 2024-06-22T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Rejane Maria de Almeida; MARSICO, Juliana (org.). Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2024. E-book. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786588579169 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23028 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.subject | Pedagogical residency | en |
dc.title | Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) são políticas públicas de iniciação à docência dispostas no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tais programas vêm se configurando como importantes investidas para ampliar as ações institucionais de formação docente inicial e continuada em universidades do país. Neste texto, apresentamos os programas aqui referidos e traçamos um breve panorama sobre os efeitos destes na formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Finalizamos, neste ano de 2024, a sexta edição do PIBID e a primeira do PRP, programas inseridos no âmbito da Coordenação de Programas Institucionais de Formação Docente da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ. Os textos reunidos na presente publicação se dedicam a explorar mais detidamente aspectos relativos a diferentes subprojetos realizados entre novembro de 2022 e abril de 2024. Esperamos que os relatos e as reflexões aqui trazidos por participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica nessa edição UFRJ-2022-2024 possam contribuir para pensarmos uma formação docente como formação profissional no que aprendemos a chamar “casa comum” não apenas no âmbito dos referidos programas, mas em outros espaços de articulação entre universidade e escola oportunizados pelo trabalho de formação de professores que vimos realizando na nossa universidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | CFCH | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formacao docente PIBIDPRP 2024.pdf | 6.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.