Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23028
Tipo: Livro
Título: Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica
Outras contribuições: Amorim, Rejane Maria de Almeida
Marsico, Juliana
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) são políticas públicas de iniciação à docência dispostas no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tais programas vêm se configurando como importantes investidas para ampliar as ações institucionais de formação docente inicial e continuada em universidades do país. Neste texto, apresentamos os programas aqui referidos e traçamos um breve panorama sobre os efeitos destes na formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Finalizamos, neste ano de 2024, a sexta edição do PIBID e a primeira do PRP, programas inseridos no âmbito da Coordenação de Programas Institucionais de Formação Docente da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ. Os textos reunidos na presente publicação se dedicam a explorar mais detidamente aspectos relativos a diferentes subprojetos realizados entre novembro de 2022 e abril de 2024. Esperamos que os relatos e as reflexões aqui trazidos por participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica nessa edição UFRJ-2022-2024 possam contribuir para pensarmos uma formação docente como formação profissional no que aprendemos a chamar “casa comum” não apenas no âmbito dos referidos programas, mas em outros espaços de articulação entre universidade e escola oportunizados pelo trabalho de formação de professores que vimos realizando na nossa universidade.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática de ensino
Residência pedagógica
Teacher training
Teaching practice
Pedagogical residency
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9786588579169
Citação: AMORIM, Rejane Maria de Almeida; MARSICO, Juliana (org.). Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2024. E-book.
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao docente PIBIDPRP 2024.pdf6.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.