Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23028
Especie: Livro
Título : Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica
Otras contribuciones: Amorim, Rejane Maria de Almeida
Marsico, Juliana
Resumen: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) são políticas públicas de iniciação à docência dispostas no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tais programas vêm se configurando como importantes investidas para ampliar as ações institucionais de formação docente inicial e continuada em universidades do país. Neste texto, apresentamos os programas aqui referidos e traçamos um breve panorama sobre os efeitos destes na formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Finalizamos, neste ano de 2024, a sexta edição do PIBID e a primeira do PRP, programas inseridos no âmbito da Coordenação de Programas Institucionais de Formação Docente da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ. Os textos reunidos na presente publicação se dedicam a explorar mais detidamente aspectos relativos a diferentes subprojetos realizados entre novembro de 2022 e abril de 2024. Esperamos que os relatos e as reflexões aqui trazidos por participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica nessa edição UFRJ-2022-2024 possam contribuir para pensarmos uma formação docente como formação profissional no que aprendemos a chamar “casa comum” não apenas no âmbito dos referidos programas, mas em outros espaços de articulação entre universidade e escola oportunizados pelo trabalho de formação de professores que vimos realizando na nossa universidade.
Resumen: Unavailable.
Materia: Formação de professores
Prática de ensino
Residência pedagógica
Teacher training
Teaching practice
Pedagogical residency
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISBN: 9786588579169
Citación : AMORIM, Rejane Maria de Almeida; MARSICO, Juliana (org.). Formação docente na UFRJ: parcerias e trajetórias nos Programas PIBID e Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2024. E-book.
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Formacao docente PIBIDPRP 2024.pdf6.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.