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http://hdl.handle.net/11422/23074
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de | - |
dc.contributor.author | Germano, Maria Eduarda Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T14:02:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23074 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Assistência | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.title | Permanência e democratização do ensino na UFRJ: uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9487909514247094 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3131447714846553 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Houri, Mônica de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8584176129783421 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como tema 'PERMANÊNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO NA UFRJ: Uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7' Cujo objetivo é evidenciar e debater a importância da assistência estudantil, analisando as mudanças e estratégias que a UFRJ adotou e tem adotado para garantir a permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, especificamente com a criação da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Pr7. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórico-histórico de cunho qualitativo, na qual foram analisados os documentos da Resolução (Consuni 02/2019), a Lei de Cotas (12.711/2012), o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Além disso, os estudos teóricos de Marx (2010), Frigotto (2010), Saviani (2011), Freire (1967) e Schlesener (2015) serviram de fundamentação teórica às discussões. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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