Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23074
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Permanência e democratização do ensino na UFRJ: uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7 |
Autor(es)/Inventor(es): | Germano, Maria Eduarda Alves |
Orientador: | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
Resumo: | A presente monografia tem como tema 'PERMANÊNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO NA UFRJ: Uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7' Cujo objetivo é evidenciar e debater a importância da assistência estudantil, analisando as mudanças e estratégias que a UFRJ adotou e tem adotado para garantir a permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, especificamente com a criação da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Pr7. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórico-histórico de cunho qualitativo, na qual foram analisados os documentos da Resolução (Consuni 02/2019), a Lei de Cotas (12.711/2012), o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Além disso, os estudos teóricos de Marx (2010), Frigotto (2010), Saviani (2011), Freire (1967) e Schlesener (2015) serviram de fundamentação teórica às discussões. |
Palavras-chave: | Assistência social Assistência estudantil Estudantes universitários Assistência Democratização do ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Jan-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEAGermano.pdf | 186.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.