Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23074
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Permanência e democratização do ensino na UFRJ: uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7
Autor(es)/Inventor(es): Germano, Maria Eduarda Alves
Tutor: Magalhães, Ligia Karam Corrêa de
Resumen: A presente monografia tem como tema 'PERMANÊNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO NA UFRJ: Uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7' Cujo objetivo é evidenciar e debater a importância da assistência estudantil, analisando as mudanças e estratégias que a UFRJ adotou e tem adotado para garantir a permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, especificamente com a criação da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Pr7. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórico-histórico de cunho qualitativo, na qual foram analisados os documentos da Resolução (Consuni 02/2019), a Lei de Cotas (12.711/2012), o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Além disso, os estudos teóricos de Marx (2010), Frigotto (2010), Saviani (2011), Freire (1967) e Schlesener (2015) serviram de fundamentação teórica às discussões.
Materia: Assistência social
Assistência estudantil
Estudantes universitários
Assistência
Democratização do ensino
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-ene-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

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