Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23074
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Permanência e democratização do ensino na UFRJ: uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7 |
Author(s)/Inventor(s): | Germano, Maria Eduarda Alves |
Advisor: | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
Abstract: | A presente monografia tem como tema 'PERMANÊNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO NA UFRJ: Uma análise da Pró-Reitoria de políticas estudantis - PR7' Cujo objetivo é evidenciar e debater a importância da assistência estudantil, analisando as mudanças e estratégias que a UFRJ adotou e tem adotado para garantir a permanência dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, especificamente com a criação da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Pr7. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórico-histórico de cunho qualitativo, na qual foram analisados os documentos da Resolução (Consuni 02/2019), a Lei de Cotas (12.711/2012), o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Além disso, os estudos teóricos de Marx (2010), Frigotto (2010), Saviani (2011), Freire (1967) e Schlesener (2015) serviram de fundamentação teórica às discussões. |
Keywords: | Assistência social Assistência estudantil Estudantes universitários Assistência Democratização do ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 31-Jan-2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEAGermano.pdf | 186.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.