Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23336
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comparação dos aspectos culturais dos livros didáticos English file e American english file no ensino do inglês como língua internacional
Author(s)/Inventor(s): Fátima, Brenda Oliveira de
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Abstract: Esta monografia explora como os livros didáticos 'English File' (Third Edition, 2012) e 'American English File' (Second Edition, 2013) apresentam e instigam a questão da culturalidade no ensino da língua inglesa para falantes não nativos em seus materiais. A pesquisa destaca a importância da cultura como forma de expressão individual e social (Duranti, 1997 [2012]), e como a língua inglesa, sendo global, reflete diversas bagagens culturais (McKay, 2002; Brown, 1994). O estudo utiliza uma análise qualitativa ao comparar as edições 'Elementary' e 'Level 1' dos materiais, examinando divergências culturais e a presença de aspectos multiculturais, além da predominância das variações americana e britânica. As conclusões sugerem a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e diversificada nos livros didáticos para promover uma melhor compreensão intercultural.
Keywords: Língua inglesa
Estudo e ensino
Inglês como língua internacional
Livro didático
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOFátima.pdf488.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.