Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23336
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comparação dos aspectos culturais dos livros didáticos English file e American english file no ensino do inglês como língua internacional
Autor(es)/Inventor(es): Fátima, Brenda Oliveira de
Orientador: Tilio, Rogério Casanovas
Resumo: Esta monografia explora como os livros didáticos 'English File' (Third Edition, 2012) e 'American English File' (Second Edition, 2013) apresentam e instigam a questão da culturalidade no ensino da língua inglesa para falantes não nativos em seus materiais. A pesquisa destaca a importância da cultura como forma de expressão individual e social (Duranti, 1997 [2012]), e como a língua inglesa, sendo global, reflete diversas bagagens culturais (McKay, 2002; Brown, 1994). O estudo utiliza uma análise qualitativa ao comparar as edições 'Elementary' e 'Level 1' dos materiais, examinando divergências culturais e a presença de aspectos multiculturais, além da predominância das variações americana e britânica. As conclusões sugerem a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e diversificada nos livros didáticos para promover uma melhor compreensão intercultural.
Palavras-chave: Língua inglesa
Estudo e ensino
Inglês como língua internacional
Livro didático
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOFátima.pdf488.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.