Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23362
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Generalização do problema do cubo mágico |
Autor(es)/Inventor(es): | Monteiro, Gustavo Ribeiro |
Orientador: | Menasché, Daniel Sadoc |
Resumo: | O Cubo Mágico vem desde os anos 80 encantando pessoas por misturar uma simplicidade aparente com uma complexidade desafiadora. O cubo originalmente é um exemplo de um problema com muitos casos possíveis e apenas um caso desejado. Ao longo do tempo foram criados diversos métodos para resolver esse quebra cabeça. Alguns métodos foram feitos para humanos, o que permitiu o chinês Yusheng Du bater o record e resolver o cubo em 3,47 segundos em 2018. Já outros métodos foram feitos para máquinas, permitindo que pesquisadores descobrissem que qualquer estado do cubo possa ser resolvido em até 20 movimentos. O presente trabalho tem como objetivo expandir o problema do Cubo Mágico e criar um meio eficiente de levar um estado qualquer do cubo a qualquer outro estado do cubo. Para isso utilizaremos uma rede neural já treinada chamada DeepCubeA que de forma rápida consegue resolver o cubo gerando soluções curtas e por vezes soluções ótimas. |
Palavras-chave: | Cubo Mágico Generalização Rubik’s Cube Generalization |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 28-Jul-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRMonteiro.pdf | 698.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.