Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKluge, Denise Cristina-
dc.contributor.authorOttoni, Tainara da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-07T13:13:50Z-
dc.date.available2024-08-09T03:00:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23369-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleConsciência fonológica em crianças em contexto de aprendizado bilíngue no Brasil: revisão de cenário e adaptação de proposta de atividadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo fomentar e discutir as principais questões envolvidas no campo da Consciência Fonológica de indivíduos em contexto escolar bilíngue, bem como adaptar uma proposta de protótipo de atividade a partir de uma perspectiva gamificada. O texto a seguir procura reunir e discutir três principais tópicos que definem o cerne do trabalho: 1. o número crescente da educação bilíngue no Brasil, bem como 2. o desenvolvimento das habilidades metafonológicas de crianças inseridas nesse contexto e 3. a importância da consciência fonológica em um país que tende a ignorar os processos de alfabetização, sobretudo do estudo dos sons. Por fim, realizamos a adaptação de atividade de consciência fonológica a partir de uma visão gamificada, no que tange às habilidades metafonológicas, a fim de propor ao professor novas ferramentas e possibilidades de acompanhamento do desenvolvimento fonológico dos estudantes imersos neste contexto. O cenário de escolas bilíngues no Brasil, seguindo o movimento mundial de globalização, é cada vez mais crescente. Frente a esta realidade tão complexa, viu-se a necessidade de reunir e discutir estes assuntos de literatura ainda tão escassa para fomentar o debate de questões atuais e tão importantes para o presente e ainda mais para o futuro da educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSOttoni.pdf780.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.