Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23369
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Consciência fonológica em crianças em contexto de aprendizado bilíngue no Brasil: revisão de cenário e adaptação de proposta de atividade |
Author(s)/Inventor(s): | Ottoni, Tainara da Silva |
Advisor: | Kluge, Denise Cristina |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo fomentar e discutir as principais questões envolvidas no campo da Consciência Fonológica de indivíduos em contexto escolar bilíngue, bem como adaptar uma proposta de protótipo de atividade a partir de uma perspectiva gamificada. O texto a seguir procura reunir e discutir três principais tópicos que definem o cerne do trabalho: 1. o número crescente da educação bilíngue no Brasil, bem como 2. o desenvolvimento das habilidades metafonológicas de crianças inseridas nesse contexto e 3. a importância da consciência fonológica em um país que tende a ignorar os processos de alfabetização, sobretudo do estudo dos sons. Por fim, realizamos a adaptação de atividade de consciência fonológica a partir de uma visão gamificada, no que tange às habilidades metafonológicas, a fim de propor ao professor novas ferramentas e possibilidades de acompanhamento do desenvolvimento fonológico dos estudantes imersos neste contexto. O cenário de escolas bilíngues no Brasil, seguindo o movimento mundial de globalização, é cada vez mais crescente. Frente a esta realidade tão complexa, viu-se a necessidade de reunir e discutir estes assuntos de literatura ainda tão escassa para fomentar o debate de questões atuais e tão importantes para o presente e ainda mais para o futuro da educação brasileira. |
Keywords: | Bilinguismo Aquisição da linguagem Educação bilíngue Consciência fonológica Gamificação |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSOttoni.pdf | 780.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.