Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23369
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Consciência fonológica em crianças em contexto de aprendizado bilíngue no Brasil: revisão de cenário e adaptação de proposta de atividade
Autor(es)/Inventor(es): Ottoni, Tainara da Silva
Tutor: Kluge, Denise Cristina
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo fomentar e discutir as principais questões envolvidas no campo da Consciência Fonológica de indivíduos em contexto escolar bilíngue, bem como adaptar uma proposta de protótipo de atividade a partir de uma perspectiva gamificada. O texto a seguir procura reunir e discutir três principais tópicos que definem o cerne do trabalho: 1. o número crescente da educação bilíngue no Brasil, bem como 2. o desenvolvimento das habilidades metafonológicas de crianças inseridas nesse contexto e 3. a importância da consciência fonológica em um país que tende a ignorar os processos de alfabetização, sobretudo do estudo dos sons. Por fim, realizamos a adaptação de atividade de consciência fonológica a partir de uma visão gamificada, no que tange às habilidades metafonológicas, a fim de propor ao professor novas ferramentas e possibilidades de acompanhamento do desenvolvimento fonológico dos estudantes imersos neste contexto. O cenário de escolas bilíngues no Brasil, seguindo o movimento mundial de globalização, é cada vez mais crescente. Frente a esta realidade tão complexa, viu-se a necessidade de reunir e discutir estes assuntos de literatura ainda tão escassa para fomentar o debate de questões atuais e tão importantes para o presente e ainda mais para o futuro da educação brasileira.
Materia: Bilinguismo
Aquisição da linguagem
Educação bilíngue
Consciência fonológica
Gamificação
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TSOttoni.pdf780.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.