Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23386
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os desafios no processo de alfabetização e letramento dos alunos indígenas Mebêngôkre-Kayapo na E.M.E.F. Marechal Rondon, Zona Urbana de São Félix do Xingu-PA |
Título(s) alternativo(s): | The challenges in the literacy and literacy process of Mebêngôkre-Kayapo indigenous students at E.M.E.F. Marshal Rondon, Urban Zone of São Félix do Xingu-PA |
Autor(es)/Inventor(es): | Alves, Clebson de Oliveira |
Orientador: | Lagorio, Maria Aurora Consuelo Alfaro |
Resumo: | Este estudo da área educacional é uma reflexão acerca da presença de alunos indígenas na E. M. E. F. Marechal Rondon, localizada na zona urbana do município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, com o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos indígenas e os métodos adotados pela escola para tornar sua aprendizagem mais significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico. Realizou-se uma pesquisa de campo com turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e entrevistas com seus respectivos professores. O estudo possibilitou uma melhor compreensão da realidade educacional vivenciada pelos alunos indígenas em escolas urbanas. Além de viabilizar a reflexão acerca da importância do papel do professor como sujeito mediador do fazer pedagógico, evidenciou-se a necessidade de intérpretes em sala de aula para o processo de inclusão dos indígenas, visto que esses alunos têm a língua portuguesa como segunda língua. |
Resumo: | This study, conducted in the field of education, is a relevant reflection on the presence of indigenous students at the E. M. E. F. I. Marechal Rondon urban school. It aimed to analyze the teaching-learning process of indigenous students and the methods adopted by this school to make learning more meaningful for them. The methodology used is based on qualitative research. Field research was conducted with classes from 1st to 9th grade, and interviews were held with the teachers of those classes. The study facilitated a better understanding of the educational reality experienced by indigenous students when they enter urban schools. In addition to fostering reflection on the importance of the teacher's role as a mediating figure in pedagogical work, it also became evident that, even if the process of inclusion of indigenous peoples becomes effective, there is a need for interpreters in the classroom. This is because one of the existing barriers to the meaningful effectiveness of learning is rooted in the Portuguese language used in schools. |
Palavras-chave: | Bilinguismo Educação escolar Letramento Povo Mebêngôkre-Kayapó Indigenous languages Bilingualism School education Literacy Mebengokre-Kayapo people |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS |
Programa: | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas |
Unidade produtora: | Museu Nacional |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ALVES, Clebson de Oliveira. Os desafios no processo de alfabetização e letramento dos alunos indígenas Mebêngôkre-Kayapo na E.M.E.F. Marechal Rondon, Zona Urbana de São Félix do Xingu-PA. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece nas coleções: | Linguística e Línguas Indígenas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CdeOAlves.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.