Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23401
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Estratégias alternativas de construção do significado: os verbos 'dirigir' e 'conduzir' no português brasileiro |
Author(s)/Inventor(s): | Araújo, Thayná de Souza Baptista Jucá de |
Advisor: | Ferrari, Lilian Vieira |
Abstract: | Este trabalho apresenta a investigação das possibilidades de uso dos verbos “dirigir” e “conduzir” a partir das suas características semânticas, sintáticas e pragmáticas no português brasileiro contemporâneo. Tendo adotado o referencial teórico da Linguística Cognitiva, o estudo se baseia na Semântica de Frames (Fillmore, 1982) e na noção de construal da Gramatica Cognitiva (Langacker, 1987) e pretende, por meio da análise de dados retirados da rede social Twitter, (1) descrever as similaridades e diferenças entre os verbos “dirigir” e “conduzir” através da análise quantitativa e (2) correlacionar esses resultados às construções de significado possíveis apresentadas pela análise qualitativa dos exemplos. Considerando os objetivos descritos, avalia-se a ocorrência de cada verbo segundo a hipótese de que eles estabelecem construals distintos com o frame CONTROLE DE VEÍCULOS, que relaciona os elementos “motorista” e “veículo”, ao perfilarem diferentes entidades dessa base conceptual. |
Keywords: | Língua portuguesa Estudo e ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSBJAraújo.pdf | 359.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.