Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23401
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estratégias alternativas de construção do significado: os verbos 'dirigir' e 'conduzir' no português brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Thayná de Souza Baptista Jucá de
Tutor: Ferrari, Lilian Vieira
Resumen: Este trabalho apresenta a investigação das possibilidades de uso dos verbos “dirigir” e “conduzir” a partir das suas características semânticas, sintáticas e pragmáticas no português brasileiro contemporâneo. Tendo adotado o referencial teórico da Linguística Cognitiva, o estudo se baseia na Semântica de Frames (Fillmore, 1982) e na noção de construal da Gramatica Cognitiva (Langacker, 1987) e pretende, por meio da análise de dados retirados da rede social Twitter, (1) descrever as similaridades e diferenças entre os verbos “dirigir” e “conduzir” através da análise quantitativa e (2) correlacionar esses resultados às construções de significado possíveis apresentadas pela análise qualitativa dos exemplos. Considerando os objetivos descritos, avalia-se a ocorrência de cada verbo segundo a hipótese de que eles estabelecem construals distintos com o frame CONTROLE DE VEÍCULOS, que relaciona os elementos “motorista” e “veículo”, ao perfilarem diferentes entidades dessa base conceptual.
Materia: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TSBJAraújo.pdf359.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.