Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23401
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Estratégias alternativas de construção do significado: os verbos 'dirigir' e 'conduzir' no português brasileiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Araújo, Thayná de Souza Baptista Jucá de |
Orientador: | Ferrari, Lilian Vieira |
Resumo: | Este trabalho apresenta a investigação das possibilidades de uso dos verbos “dirigir” e “conduzir” a partir das suas características semânticas, sintáticas e pragmáticas no português brasileiro contemporâneo. Tendo adotado o referencial teórico da Linguística Cognitiva, o estudo se baseia na Semântica de Frames (Fillmore, 1982) e na noção de construal da Gramatica Cognitiva (Langacker, 1987) e pretende, por meio da análise de dados retirados da rede social Twitter, (1) descrever as similaridades e diferenças entre os verbos “dirigir” e “conduzir” através da análise quantitativa e (2) correlacionar esses resultados às construções de significado possíveis apresentadas pela análise qualitativa dos exemplos. Considerando os objetivos descritos, avalia-se a ocorrência de cada verbo segundo a hipótese de que eles estabelecem construals distintos com o frame CONTROLE DE VEÍCULOS, que relaciona os elementos “motorista” e “veículo”, ao perfilarem diferentes entidades dessa base conceptual. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Estudo e ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSBJAraújo.pdf | 359.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.