Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23401
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias alternativas de construção do significado: os verbos 'dirigir' e 'conduzir' no português brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Thayná de Souza Baptista Jucá de
Orientador: Ferrari, Lilian Vieira
Resumo: Este trabalho apresenta a investigação das possibilidades de uso dos verbos “dirigir” e “conduzir” a partir das suas características semânticas, sintáticas e pragmáticas no português brasileiro contemporâneo. Tendo adotado o referencial teórico da Linguística Cognitiva, o estudo se baseia na Semântica de Frames (Fillmore, 1982) e na noção de construal da Gramatica Cognitiva (Langacker, 1987) e pretende, por meio da análise de dados retirados da rede social Twitter, (1) descrever as similaridades e diferenças entre os verbos “dirigir” e “conduzir” através da análise quantitativa e (2) correlacionar esses resultados às construções de significado possíveis apresentadas pela análise qualitativa dos exemplos. Considerando os objetivos descritos, avalia-se a ocorrência de cada verbo segundo a hipótese de que eles estabelecem construals distintos com o frame CONTROLE DE VEÍCULOS, que relaciona os elementos “motorista” e “veículo”, ao perfilarem diferentes entidades dessa base conceptual.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSBJAraújo.pdf359.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.