Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23593
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Modos de ver no escuro: por uma atenção crítica aos afetos |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Isly Silva Buarque de |
Tutor: | Reinaldim, Ivair Junior |
Resumen: | Este trabalho investiga a relação entre a experiência estética e o processo de atenção, explorando como a obra de arte molda - em especial - a percepção do tempo e do espaço. Propõe-se que essa interação promova uma atenção suplementar, essencial para a produção de subjetividade e um aprendizado da atenção, desafiando concepções tradicionais de tempo, espaço e interação social. Tendo como preceito uma análise fenomenológica, busca-se evidenciar a potência para um conhecimento de si através da atenção na experiência estética em contraponto a espaços de análises e propondo uma mudança na percepção do encontro, promovendo uma relação com o outro menos objetificante e mais afetiva. |
Materia: | Afeto (Psicologia) Atenção Estética Fenomenologia Heterotopia Subjetividade Affect (Psychology) Attention Aesthetics Phenomenology Subjectivity |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 21-nov-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVEIRA, Isly Silva Buarque de. Modos de ver no escuro: por uma atenção crítica aos afetos. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISBOliveira.pdf | 446.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.