Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23593
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Modos de ver no escuro: por uma atenção crítica aos afetos |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Isly Silva Buarque de |
Orientador: | Reinaldim, Ivair Junior |
Resumo: | Este trabalho investiga a relação entre a experiência estética e o processo de atenção, explorando como a obra de arte molda - em especial - a percepção do tempo e do espaço. Propõe-se que essa interação promova uma atenção suplementar, essencial para a produção de subjetividade e um aprendizado da atenção, desafiando concepções tradicionais de tempo, espaço e interação social. Tendo como preceito uma análise fenomenológica, busca-se evidenciar a potência para um conhecimento de si através da atenção na experiência estética em contraponto a espaços de análises e propondo uma mudança na percepção do encontro, promovendo uma relação com o outro menos objetificante e mais afetiva. |
Palavras-chave: | Afeto (Psicologia) Atenção Estética Fenomenologia Heterotopia Subjetividade Affect (Psychology) Attention Aesthetics Phenomenology Subjectivity |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 21-Nov-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA, Isly Silva Buarque de. Modos de ver no escuro: por uma atenção crítica aos afetos. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISBOliveira.pdf | 446.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.