Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23652
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliações de suportes e métodos de imobilização para produção de biocatalisadores a base de lipase de yarrowia lipolytica e candida antarctica
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Conrado Barcellos
Orientador: Coelho, Maria Alice Zarur
Coorientador: Ribeiro, Bernardo Dias
Coorientador: Santa Brígida, Ana Iraidy
Resumo: As lipases são enzimas capazes de catalisar a hidrólise de triacilgliceróis e, em condições especiais, catalisar reações de síntese como esterificação e transesterificação. Dentre as diversas fontes de lipase, duas fontes podem ser destacadas, sendo elas a lipase de Yarrowia Lipolytica IMUFRJ 50682, levedura oriunda da baia de Guanabara e o extrato comercial de lipase B de Candida antarctica (CALB). Além disso, o potencial de aplicação industrial dos biocatalisadores a base de lipases é outro importante fator que impulsiona os estudos nesta área, como na síntese de monoésteres de ácido 2,4-dimetilglutírico, e síntese de poliéster. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo otimizar o processo de imobilização por ligação covalente desenvolvido por Brígida (2006) utilizando CALB e avaliar a cinética de adsorção de lipases de Y. Lipolytica IMUFRJ 50682 (LYL) em fibras de coco verde funcionalizadas com 3-glioxidopropil trimetoxisilano (GPTMS), fibra de coco verde natural, em fibra de coco quimicamente tratada com peróxido de hidrogênio (H2O2) e em sílica (IBS60S) ativada com Octiltrietóxisilano. Para tanto, avaliou-se no processo de imobilização por ligação covalente, a influência do tempo de contato, a estabilidade térmica, a concentração de GPTMS e lavagens pós borohidreto de sódio no processo de imobilização, já no processo de imobilização por adsorção, avaliou-se o tempo de contato dos suportes com diferentes concentrações da solução enzimática em banho finito a fim de se construir a curva cinética do processo e, a partir desta, estabelecer um tempo mínimo necessário para a imobilização de LYL, a carga máxima possível, tempo de meia vida através de estabilidade térmica e estabilidade operacional.
Palavras-chave: Catalisadores
Biocatalisadores
Produção
Lipases
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MONTEIRO, Conrado Barcellos. Avaliações de suportes e métodos de imobilização para produção de biocatalisadores a base de lipase de yarrowia lipolytica e candida antarctica. 2015. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBMonteiro.pdf616.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.