Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23727
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A atitude dos funcionários da OLX Brasil em relação aos valores da nova cultura organizacional da empresa
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Leonardo Menescal
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: A OLX Brasil surgiu após a OLX comprar o Grupo Zap e exercer um processo de integração, passando a ter ambas as marcas em sua estrutura organizacional. A união das duas empresas apresentou um cenário de culturas organizacionais distintas, que exigiram do time de Recursos Humanos da empresa um processo de redesenho da cultura organizacional da OLX Brasil, que resultou na proposta de novos valores organizacionais para a empresa. Após o lançamento da nova cultura organizacional, foi feito um processo de sustentação da cultura através do redesenho de processos, envolvimento da liderança, treinamentos e criação de grupos de embaixadores. A presente pesquisa busca entender qual é a atitude dos funcionários da OLX Brasil em relação aos valores propostos para a nova cultura organizacional da empresa. A pesquisa tem caráter quantitativo e foi estruturada a partir de um questionário, que foi feito à luz do que a empresa definiu como comportamentos esperados da nova cultura organizacional. A pesquisa também levou em consideração a produção de autores conceituados dentro do tema de cultura organizacional, além do uso de documentos internos que detalharam as etapas do processo de redesenho da cultura organizacional da empresa. Os resultados obtidos revelaram que, em geral, a atitude dos funcionários da OLX Brasil em relação aos valores propostos na nova cultura organizacional é positiva. Contudo, os resultados também indicaram que existe uma atitude negativa dos funcionários relacionada aos assuntos de inovação, renovação de processos e vulnerabilidade no trabalho.
Palavras-chave: Cultura
Cultura organizacional
Valores
Atitudes
Trabalhadores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Leonardo Menescal. A atitude dos funcionários da OLX Brasil em relação aos valores da nova cultura organizacional da empresa. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMFerreira.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.