Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23817
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Produção, extração e caracterização parcial do biossurfactante produzido por Yarrowia lipolytica a partir de fontes renováveis
Autor(es)/Inventor(es): Ramos, Naíra Menezes
Orientador: Amaral, Priscilla Filomena Fonseca
Coorientador: Coelho, Maria Alice Zarur
Coorientador: Sant'Ana, Gizele Cardoso Fontes
Resumo: Os biossurfactantes são moléculas anfipáticas produzidas por micro-organismos. Embora apresentem diversas aplicações, o seu uso é limitado pelo alto custo de produção. Com o intuito de viabilizar o seu uso, neste trabalho foram escolhidas matérias-primas renováveis e de baixo valor agregado: o glicerol, subproduto da produção de biodiesel; e o rejeito agroindustrial do suco de caju. A extração e caracterização parcial dos biossurfactantes produzidos por Yarrowia lipolytica também são objetivos deste trabalho. Os experimentos foram conduzidos em incubador rotatório a 28ºC e 250 rpm por 96 horas. Para a recuperação dos biossurfactantes, diferentes sistemas de solventes foram avaliados. O biossurfactante parcialmente purificado foi em seguida caracterizado quanto à quantidade de proteína e à concentração micelar crítica. Posteriormente, foram avaliados a estabilidade e o mecanismo de envelhecimento de emulsões óleo-em- água preparadas com os biossurfactantes produzidos e com Goma Arábica. As emulsões foram preparadas em um Ultra-Turrax (12000 rpm) por 3 minutos e a distribuição de tamanho de micela foi acompanhada por meio de análise digital de imagem utilizando um microscópio eletrônico. Resultados satisfatórios de índice de emulsificação (IE) e de variação da tensão superficial (ΔTS) foram obtidos para ambos os biossurfactantes produzidos. A maior produção de biossurfactante foi obtida com extrato concentrado e o sistema de solventes clorofórmio/metanol, na proporção de 1:8:8, sendo esta de 7,92 g.L-1 para o biossurfactante produzido com glicerina bruta e de 6,85 g.L-1 para o produzido a partir de suco de caju clarificado. A concentração micelar crítica do biossurfactante produzido a partir da glicerina bruta foi 1,77 g.L-1 e a concentração de proteínas foi 13,45%, enquanto para o biossurfactante produzido a partir do suco de caju clarificado, estas foram 7,85 g.L-1 e 9,35%. Os resultados da análise digital de imagem indicaram que as emulsões preparadas com o biossurfactante produzido a partir de glicerina bruta e com Goma Arábica se mantiveram estáveis.
Palavras-chave: Biossurfactante
Fontes renováveis
Emulsões
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMRamos.pdf676.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.