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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desafios para aplicação do secondary meaning no direito marcário brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Isabelly de Jesus
Orientador: Cesário, Kone Prieto Furtunato
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre o estudo do fenômeno conhecido como secondary meaning e sua aplicação no direito marcário brasileiro. Inicialmente, a partir de um estudo doutrinário, foi abordada a diferenciação entre a distintividade intrínseca e extrínseca de uma marca, com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais aprofundada da teoria do secondary meaning, a qual reconhece a aquisição de distintividade por uma por uma marca devido ao seu uso prolongado no mercado e reconhecimento perante público consumidor. Em seguida, por meio de uma análise do instituto em estudo originário dos Estados Unidos, foi possível compreender os fundamentos legais que permitem a aplicação desse fenômeno no contexto do direito brasileiro. Por fim, foi realizada uma análise jurisprudencial dos principais casos que reconheceram a aplicação da teoria do secondary meaning no direito brasileiro.
Palavras-chave: Consumidor
Distintividade Adquirida
Marca
Propriedade Intelectual
Secondary Meaning
Consumer
Acquired Distinctiveness
Trademark
Intellectual Property
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIAS, Isabelly de Jesus. Desafios para aplicação do secondary meaning no direito marcário brasileiro. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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