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dc.contributor.advisorCarneiro, Mario Rubens-
dc.contributor.authorFaglioni, Matheus Dias-
dc.date.accessioned2024-10-11T20:10:12Z-
dc.date.available2024-10-13T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationFAGLIONI, Matheus Dias. O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23956-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectInfluenciadores virtuaispt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.titleO fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5925909983570140pt_BR
dc.contributor.referee1Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee2Távora, Bruna-
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar os influenciadores virtuais, personagens criados por computação gráfica que simulam o comportamento de influenciadores digitais humanos. A abordagem foi qualitativa, visando avaliar o desempenho e a recepção de um influenciador virtual. Devido ao caráter inovador do tema, foi realizado um estudo de caso exploratório com foco na campanha de carnaval da personagem Lu, embaixadora da marca Magazine Luiza, no Instagram. Esta personagem foi selecionada devido ao seu sucesso como influenciadora virtual, sendo a mais antiga do mundo e com o maior número de seguidores no Instagram. Metodologias complementares como a análise de dados e a pesquisa documental forneceram informações quantitativas sobre a performance da personagem e campanha. As hipóteses da pesquisa foram comparadas com a literatura existente em campos como marketing de influência, marketing digital, publicidade, psicologia e robótica. O estudo evidenciou algumas estratégias da campanha, como a colaboração com outros influenciadores para aumentar a credibilidade e autenticidade da influenciadora virtual. Além disso, os comentários do público sobre a aparência da influenciadora virtual revelaram a curiosidade que ela induz, além de levantar questões relacionadas à robótica e à psicologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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