Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23956
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”
Autor(es)/Inventor(es): Faglioni, Matheus Dias
Tutor: Carneiro, Mario Rubens
Resumen: Este estudo buscou analisar os influenciadores virtuais, personagens criados por computação gráfica que simulam o comportamento de influenciadores digitais humanos. A abordagem foi qualitativa, visando avaliar o desempenho e a recepção de um influenciador virtual. Devido ao caráter inovador do tema, foi realizado um estudo de caso exploratório com foco na campanha de carnaval da personagem Lu, embaixadora da marca Magazine Luiza, no Instagram. Esta personagem foi selecionada devido ao seu sucesso como influenciadora virtual, sendo a mais antiga do mundo e com o maior número de seguidores no Instagram. Metodologias complementares como a análise de dados e a pesquisa documental forneceram informações quantitativas sobre a performance da personagem e campanha. As hipóteses da pesquisa foram comparadas com a literatura existente em campos como marketing de influência, marketing digital, publicidade, psicologia e robótica. O estudo evidenciou algumas estratégias da campanha, como a colaboração com outros influenciadores para aumentar a credibilidade e autenticidade da influenciadora virtual. Além disso, os comentários do público sobre a aparência da influenciadora virtual revelaram a curiosidade que ela induz, além de levantar questões relacionadas à robótica e à psicologia.
Materia: Marketing digital
Influenciadores virtuais
Marcas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FAGLIONI, Matheus Dias. O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MFaglioni.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.