Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24104
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Comover é mover-se junto: uma reflexão sobre corpo, seus afetos e a produção de subjetividades na educação
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Thaís Versiani Gomes Cruz Silveira de
Tutor: Houri, Mônica de Souza
Resumen: Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre o corpo e o ambiente escolar, destacando a influência dos paradigmas educacionais tradicionais, enraizados no dualismo cartesiano, na minimização da corporeidade e das experiências sensoriais dos estudantes. A partir de uma análise fundamentada nos conceitos de Espinosa a respeito do conatus e nosso potencial de agir, e nas dinâmicas de poder de Foucault, o ensaio explora como o paradigma mentalista, que privilegia a racionalidade e o controle, impacta negativamente a saúde mental e o potencial de agir dos alunos. Em contrapartida, defende-se um paradigma dos afetos, que reconhece a importância da alegria e da expressão criativa como motores essenciais para um aprendizado significativo e transformador. O trabalho também analisa criticamente o filme "Divertida Mente", da Pixar, como uma metáfora para as dinâmicas emocionais e corporais, e propõe uma educação que integre corpo e mente em uma abordagem mais humanizada e emancipatória.
Materia: Educação
Corporeidade
Agenciamentos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TVGSOliveira.pdf323.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.