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http://hdl.handle.net/11422/24104
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Comover é mover-se junto: uma reflexão sobre corpo, seus afetos e a produção de subjetividades na educação |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Thaís Versiani Gomes Cruz Silveira de |
Orientador: | Houri, Mônica de Souza |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre o corpo e o ambiente escolar, destacando a influência dos paradigmas educacionais tradicionais, enraizados no dualismo cartesiano, na minimização da corporeidade e das experiências sensoriais dos estudantes. A partir de uma análise fundamentada nos conceitos de Espinosa a respeito do conatus e nosso potencial de agir, e nas dinâmicas de poder de Foucault, o ensaio explora como o paradigma mentalista, que privilegia a racionalidade e o controle, impacta negativamente a saúde mental e o potencial de agir dos alunos. Em contrapartida, defende-se um paradigma dos afetos, que reconhece a importância da alegria e da expressão criativa como motores essenciais para um aprendizado significativo e transformador. O trabalho também analisa criticamente o filme "Divertida Mente", da Pixar, como uma metáfora para as dinâmicas emocionais e corporais, e propõe uma educação que integre corpo e mente em uma abordagem mais humanizada e emancipatória. |
Palavras-chave: | Educação Corporeidade Agenciamentos |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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