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dc.contributor.advisorCortesi, Arianna-
dc.contributor.authorLourenço, Maria Clara Heringer-
dc.date.accessioned2024-10-24T14:27:23Z-
dc.date.available2024-10-26T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Maria Clara Heringer. Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva. 2024. 142 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24107-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectChildhoodspt_BR
dc.subjectSlumpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleAstronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3989402069454005pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0077643180757115pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lara, Juliana Siqueira de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405141460425710pt_BR
dc.contributor.referee1Nader, Rundsthen Vasques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6760674416473979pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Denise Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3999930062282877pt_BR
dc.description.resumoNo contexto de produções científicas, a astronomia se destaca como uma área com grande potencial para integrar diferentes pessoas, de diferentes origens, gerando fascínio e interesse. No entanto, essa diversidade não é observada nos espaços acadêmicos. Com base nesse cenário, esta tese explora como os trabalhos científicos são produzidos hoje nas universidades e como a astronomia se insere nessa discussão, questionando as estruturas coloniais que moldam a produção de trabalhos acadêmicos. Nesta tese, descrevemos um projeto que objetiva co-criar materiais educacionais astronômicos para e com crianças da favela Pavão-Pavãozinho, onde são oferecidas aulas de astronomia no projeto Ninho das Águias. Para isso, adotamos a metodologia de observação participante, guiada por um estudo teórico prévio sobre as infâncias nas favelas do Rio de Janeiro e sobre a educação em astronomia. As observações confirmaram aspectos da literatura, como a sociabilidade das crianças através da brincadeira e uma atitude de “cuidado com o próximo”. Observamos a evolução da dinâmica das aulas, identificando os desafios enfrentados e suas soluções. Artistas e educadores da comunidade participavam das aulas, e a inclusão de elementos da cultura da favela nas aulas mostrou-se eficaz na construção de confiança entre alunos e mediadores, bem como no aumento do engajamento e da participação nas aulas. Ademais, utilizando os materiais criados para essas aulas, desenvolvemos uma cartilha de atividades que apresenta 4 novas atividades de astronomia, alinhadas com a metodologia da aprendizagem significativa e uma perspectiva decolonial. Concluímos que incorporar as perspectivas das crianças foi essencial para o engajamento nas atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso, demonstrando o poder transformador da educação científica inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentObservatório do Valongopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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