Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24107
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva |
Author(s)/Inventor(s): | Lourenço, Maria Clara Heringer |
Advisor: | Cortesi, Arianna |
Co-advisor: | Lara, Juliana Siqueira de |
Abstract: | No contexto de produções científicas, a astronomia se destaca como uma área com grande potencial para integrar diferentes pessoas, de diferentes origens, gerando fascínio e interesse. No entanto, essa diversidade não é observada nos espaços acadêmicos. Com base nesse cenário, esta tese explora como os trabalhos científicos são produzidos hoje nas universidades e como a astronomia se insere nessa discussão, questionando as estruturas coloniais que moldam a produção de trabalhos acadêmicos. Nesta tese, descrevemos um projeto que objetiva co-criar materiais educacionais astronômicos para e com crianças da favela Pavão-Pavãozinho, onde são oferecidas aulas de astronomia no projeto Ninho das Águias. Para isso, adotamos a metodologia de observação participante, guiada por um estudo teórico prévio sobre as infâncias nas favelas do Rio de Janeiro e sobre a educação em astronomia. As observações confirmaram aspectos da literatura, como a sociabilidade das crianças através da brincadeira e uma atitude de “cuidado com o próximo”. Observamos a evolução da dinâmica das aulas, identificando os desafios enfrentados e suas soluções. Artistas e educadores da comunidade participavam das aulas, e a inclusão de elementos da cultura da favela nas aulas mostrou-se eficaz na construção de confiança entre alunos e mediadores, bem como no aumento do engajamento e da participação nas aulas. Ademais, utilizando os materiais criados para essas aulas, desenvolvemos uma cartilha de atividades que apresenta 4 novas atividades de astronomia, alinhadas com a metodologia da aprendizagem significativa e uma perspectiva decolonial. Concluímos que incorporar as perspectivas das crianças foi essencial para o engajamento nas atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso, demonstrando o poder transformador da educação científica inclusiva. |
Keywords: | Astronomia Decolonialidade Interdisciplinaridade Infâncias Favelas Ensino de ciências Astronomy Decoloniality Interdisciplinarity Childhoods Slum Science teaching |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
Production unit: | Observatório do Valongo |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 11-Jul-2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | LOURENÇO, Maria Clara Heringer. Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva. 2024. 142 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Appears in Collections: | Astronomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCHLourenço.pdf | 6.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.