Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24107
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva
Autor(es)/Inventor(es): Lourenço, Maria Clara Heringer
Orientador: Cortesi, Arianna
Coorientador: Lara, Juliana Siqueira de
Resumo: No contexto de produções científicas, a astronomia se destaca como uma área com grande potencial para integrar diferentes pessoas, de diferentes origens, gerando fascínio e interesse. No entanto, essa diversidade não é observada nos espaços acadêmicos. Com base nesse cenário, esta tese explora como os trabalhos científicos são produzidos hoje nas universidades e como a astronomia se insere nessa discussão, questionando as estruturas coloniais que moldam a produção de trabalhos acadêmicos. Nesta tese, descrevemos um projeto que objetiva co-criar materiais educacionais astronômicos para e com crianças da favela Pavão-Pavãozinho, onde são oferecidas aulas de astronomia no projeto Ninho das Águias. Para isso, adotamos a metodologia de observação participante, guiada por um estudo teórico prévio sobre as infâncias nas favelas do Rio de Janeiro e sobre a educação em astronomia. As observações confirmaram aspectos da literatura, como a sociabilidade das crianças através da brincadeira e uma atitude de “cuidado com o próximo”. Observamos a evolução da dinâmica das aulas, identificando os desafios enfrentados e suas soluções. Artistas e educadores da comunidade participavam das aulas, e a inclusão de elementos da cultura da favela nas aulas mostrou-se eficaz na construção de confiança entre alunos e mediadores, bem como no aumento do engajamento e da participação nas aulas. Ademais, utilizando os materiais criados para essas aulas, desenvolvemos uma cartilha de atividades que apresenta 4 novas atividades de astronomia, alinhadas com a metodologia da aprendizagem significativa e uma perspectiva decolonial. Concluímos que incorporar as perspectivas das crianças foi essencial para o engajamento nas atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso, demonstrando o poder transformador da educação científica inclusiva.
Palavras-chave: Astronomia
Decolonialidade
Interdisciplinaridade
Infâncias
Favelas
Ensino de ciências
Astronomy
Decoloniality
Interdisciplinarity
Childhoods
Slum
Science teaching
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOURENÇO, Maria Clara Heringer. Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva. 2024. 142 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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