Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24107
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva
Autor(es)/Inventor(es): Lourenço, Maria Clara Heringer
Tutor: Cortesi, Arianna
Tutor : Lara, Juliana Siqueira de
Resumen: No contexto de produções científicas, a astronomia se destaca como uma área com grande potencial para integrar diferentes pessoas, de diferentes origens, gerando fascínio e interesse. No entanto, essa diversidade não é observada nos espaços acadêmicos. Com base nesse cenário, esta tese explora como os trabalhos científicos são produzidos hoje nas universidades e como a astronomia se insere nessa discussão, questionando as estruturas coloniais que moldam a produção de trabalhos acadêmicos. Nesta tese, descrevemos um projeto que objetiva co-criar materiais educacionais astronômicos para e com crianças da favela Pavão-Pavãozinho, onde são oferecidas aulas de astronomia no projeto Ninho das Águias. Para isso, adotamos a metodologia de observação participante, guiada por um estudo teórico prévio sobre as infâncias nas favelas do Rio de Janeiro e sobre a educação em astronomia. As observações confirmaram aspectos da literatura, como a sociabilidade das crianças através da brincadeira e uma atitude de “cuidado com o próximo”. Observamos a evolução da dinâmica das aulas, identificando os desafios enfrentados e suas soluções. Artistas e educadores da comunidade participavam das aulas, e a inclusão de elementos da cultura da favela nas aulas mostrou-se eficaz na construção de confiança entre alunos e mediadores, bem como no aumento do engajamento e da participação nas aulas. Ademais, utilizando os materiais criados para essas aulas, desenvolvemos uma cartilha de atividades que apresenta 4 novas atividades de astronomia, alinhadas com a metodologia da aprendizagem significativa e uma perspectiva decolonial. Concluímos que incorporar as perspectivas das crianças foi essencial para o engajamento nas atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso, demonstrando o poder transformador da educação científica inclusiva.
Materia: Astronomia
Decolonialidade
Interdisciplinaridade
Infâncias
Favelas
Ensino de ciências
Astronomy
Decoloniality
Interdisciplinarity
Childhoods
Slum
Science teaching
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LOURENÇO, Maria Clara Heringer. Astronomia decolonial e participativa: um estudo para uma ciência mais diversa e inclusiva. 2024. 142 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MCHLourenço.pdf6.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.