Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2416
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Violência e desempenho escolar |
Author(s)/Inventor(s): | Martins, Rodrigo Santos |
Advisor: | Paixão, Marcelo Jorge de Paula |
Abstract: | Não raramente, somos informados sobre diversas situações violentas que ocorrem dentro das escolas e no ambiente que as cerca. Até que ponto essa violência está relacionada com o desempenho dos alunos? Procuraremos responder a essa questão utilizando o SAEB. Nossa investigação se dará sobre os alunos do nono ano do ciclo fundamental, antiga oitava série do ensino fundamental. Iremos estudar os impactos da violência controlados por grupos de cor e de sexo, por tipo de dependência administrativa e por classificação econômica dos alunos. Nesta monografia mostramos que os alunos que frequentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência do que os alunos que frequentam escolas não violentas nas provas do SAEB. |
Keywords: | Violência escolar Avaliação de desempenho Escolas públicas Qualidade da educação Sistema de avaliação da educação básica (SAEB) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jun-2010 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RSMartins.pdf | 384.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.