Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2416
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Violência e desempenho escolar
Author(s)/Inventor(s): Martins, Rodrigo Santos
Advisor: Paixão, Marcelo Jorge de Paula
Abstract: Não raramente, somos informados sobre diversas situações violentas que ocorrem dentro das escolas e no ambiente que as cerca. Até que ponto essa violência está relacionada com o desempenho dos alunos? Procuraremos responder a essa questão utilizando o SAEB. Nossa investigação se dará sobre os alunos do nono ano do ciclo fundamental, antiga oitava série do ensino fundamental. Iremos estudar os impactos da violência controlados por grupos de cor e de sexo, por tipo de dependência administrativa e por classificação econômica dos alunos. Nesta monografia mostramos que os alunos que frequentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência do que os alunos que frequentam escolas não violentas nas provas do SAEB.
Keywords: Violência escolar
Avaliação de desempenho
Escolas públicas
Qualidade da educação
Sistema de avaliação da educação básica (SAEB)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSMartins.pdf384.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.