Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli | - |
dc.contributor.author | Pierre, Luiza Leal | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T13:19:19Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | PIERRE, Luiza Leal. A pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas municipais do Rio de Janeiro em 2020: análise dos dispositivos reguladores da oferta educacional nesse período e suas consequências fáticas no ensino fundamental anos iniciais. 2024. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24290 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualidade do Ensino | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Fechamento de Escolas Municipais | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Quality of Teaching | pt_BR |
dc.subject | Closing of Municipal Schools | pt_BR |
dc.subject | Elementary Education Early Years (EFAI) | pt_BR |
dc.subject | Remote Teaching | pt_BR |
dc.title | A pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas municipais do Rio de Janeiro em 2020: análise dos dispositivos reguladores da oferta educacional nesse período e suas consequências fáticas no ensino fundamental anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8520406366813912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Rogério Pacheco | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o impacto da pandemia de COVID-19 no fechamento das escolas municipais do Rio de Janeiro em 2020, com foco nos dispositivos reguladores da oferta educacional e suas consequências no ensino fundamental anos iniciais. O objetivo é investigar como a instrumentalização jurídica vigente nesse período contribuiu para a degradação da qualidade do ensino nas escolas públicas municipais cariocas. Empregou-se um método exploratório, com levantamento documental e análise qualitativa dos indicadores de qualidade de ensino, incluindo uma revisão bibliográfica, análise de dados relevantes e entrevistas com profissionais da área, focando na importância e nos efeitos práticos dos instrumentos jurídicos sancionados em 2020. Os resultados mostram que as normativas foram insuficientes para evitar o retrocesso na qualidade educacional e o aumento das desigualdades entre classes sociais. A falha em assegurar uma educação básica de qualidade acentuou essas desigualdades, uma vez que a educação é essencial para equiparar oportunidades entre os cidadãos. Conclui-se que o estudo contribui para a compreensão dos impactos da pandemia na educação pública do Rio de Janeiro e sugere a necessidade de políticas públicas que remediem os problemas identificados, visando melhorar a qualidade do ensino e reduzir as desigualdades decorrentes do período de crise. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LLPierre-min.pdf | 699.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.