Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/24290
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas municipais do Rio de Janeiro em 2020: análise dos dispositivos reguladores da oferta educacional nesse período e suas consequências fáticas no ensino fundamental anos iniciais |
Autor(es)/Inventor(es): | Pierre, Luiza Leal |
Tutor: | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli |
Resumen: | Este trabalho analisa o impacto da pandemia de COVID-19 no fechamento das escolas municipais do Rio de Janeiro em 2020, com foco nos dispositivos reguladores da oferta educacional e suas consequências no ensino fundamental anos iniciais. O objetivo é investigar como a instrumentalização jurídica vigente nesse período contribuiu para a degradação da qualidade do ensino nas escolas públicas municipais cariocas. Empregou-se um método exploratório, com levantamento documental e análise qualitativa dos indicadores de qualidade de ensino, incluindo uma revisão bibliográfica, análise de dados relevantes e entrevistas com profissionais da área, focando na importância e nos efeitos práticos dos instrumentos jurídicos sancionados em 2020. Os resultados mostram que as normativas foram insuficientes para evitar o retrocesso na qualidade educacional e o aumento das desigualdades entre classes sociais. A falha em assegurar uma educação básica de qualidade acentuou essas desigualdades, uma vez que a educação é essencial para equiparar oportunidades entre os cidadãos. Conclui-se que o estudo contribui para a compreensão dos impactos da pandemia na educação pública do Rio de Janeiro e sugere a necessidade de políticas públicas que remediem os problemas identificados, visando melhorar a qualidade do ensino e reduzir as desigualdades decorrentes do período de crise. |
Materia: | Qualidade do Ensino Covid-19 Fechamento de Escolas Municipais Rio de Janeiro Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI Ensino Remoto Quality of Teaching Closing of Municipal Schools Elementary Education Early Years (EFAI) Remote Teaching |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade Nacional de Direito |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2024 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PIERRE, Luiza Leal. A pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas municipais do Rio de Janeiro em 2020: análise dos dispositivos reguladores da oferta educacional nesse período e suas consequências fáticas no ensino fundamental anos iniciais. 2024. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece en las colecciones: | Direito |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLPierre-min.pdf | 699.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.