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dc.contributor.advisorPereira, Camila Augusta Alves-
dc.contributor.authorSilva, Luiza Frade da-
dc.date.accessioned2024-11-11T20:00:08Z-
dc.date.available2024-11-13T03:00:15Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVA, Luiza Frade da. O patrocínio esportivo para além da exposição de marca: o caso Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24301-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.titleO patrocínio esportivo para além da exposição de marca: o caso Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1284922248505888pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Alice de Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3542013565837082pt_BR
dc.contributor.referee2Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como o patrocínio esportivo pode ser vantajoso para uma empresa quando adotado como estratégia de comunicação. O consumidor, que é exposto a diferentes estímulos diariamente, não sabe mais como escolher diante de tantas opções, e as empresas encontram obstáculos para se diferenciarem da concorrência. É nesse cenário que impactar o público-alvo torna-se uma tarefa cada vez mais difícil. O patrocínio esportivo, aplicado por meio de um negócio altamente lucrativo e transformado em espetacularização que é o futebol, pode ir além da exposição de marca e ser uma ferramenta valiosa para as grandes corporações alcançarem potenciais consumidores. Assim, o estudo busca compreender a relevância do patrocínio esportivo e de sua ativação para posicionar uma marca no mercado, estabelecendo um vínculo maior com sua audiência e reconhecimento perante seu público consumidor. Para isso, esta pesquisa combinou referências teóricas à uma análise de conteúdo de duas campanhas publicitárias realizadas por uma empresa patrocinadora de um time de futebol, o Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo, respectivamente. O objetivo dessa análise é explicar como a relação do torcedor com o esporte possibilita que uma marca explore esse elo de forma positiva enquanto uma estratégia de marketing, aproveitando a parceria para posicionar e agregar valor para a empresa no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação Social - Publicidade e Propagandapt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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