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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O patrocínio esportivo para além da exposição de marca: o caso Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Luiza Frade da
Orientador: Pereira, Camila Augusta Alves
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como o patrocínio esportivo pode ser vantajoso para uma empresa quando adotado como estratégia de comunicação. O consumidor, que é exposto a diferentes estímulos diariamente, não sabe mais como escolher diante de tantas opções, e as empresas encontram obstáculos para se diferenciarem da concorrência. É nesse cenário que impactar o público-alvo torna-se uma tarefa cada vez mais difícil. O patrocínio esportivo, aplicado por meio de um negócio altamente lucrativo e transformado em espetacularização que é o futebol, pode ir além da exposição de marca e ser uma ferramenta valiosa para as grandes corporações alcançarem potenciais consumidores. Assim, o estudo busca compreender a relevância do patrocínio esportivo e de sua ativação para posicionar uma marca no mercado, estabelecendo um vínculo maior com sua audiência e reconhecimento perante seu público consumidor. Para isso, esta pesquisa combinou referências teóricas à uma análise de conteúdo de duas campanhas publicitárias realizadas por uma empresa patrocinadora de um time de futebol, o Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo, respectivamente. O objetivo dessa análise é explicar como a relação do torcedor com o esporte possibilita que uma marca explore esse elo de forma positiva enquanto uma estratégia de marketing, aproveitando a parceria para posicionar e agregar valor para a empresa no mercado.
Palavras-chave: Marketing esportivo
Patrocínio
Estratégia de comunicação
Estratégia de marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Luiza Frade da. O patrocínio esportivo para além da exposição de marca: o caso Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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