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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O patrocínio esportivo para além da exposição de marca: o caso Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Luiza Frade da
Tutor: Pereira, Camila Augusta Alves
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar como o patrocínio esportivo pode ser vantajoso para uma empresa quando adotado como estratégia de comunicação. O consumidor, que é exposto a diferentes estímulos diariamente, não sabe mais como escolher diante de tantas opções, e as empresas encontram obstáculos para se diferenciarem da concorrência. É nesse cenário que impactar o público-alvo torna-se uma tarefa cada vez mais difícil. O patrocínio esportivo, aplicado por meio de um negócio altamente lucrativo e transformado em espetacularização que é o futebol, pode ir além da exposição de marca e ser uma ferramenta valiosa para as grandes corporações alcançarem potenciais consumidores. Assim, o estudo busca compreender a relevância do patrocínio esportivo e de sua ativação para posicionar uma marca no mercado, estabelecendo um vínculo maior com sua audiência e reconhecimento perante seu público consumidor. Para isso, esta pesquisa combinou referências teóricas à uma análise de conteúdo de duas campanhas publicitárias realizadas por uma empresa patrocinadora de um time de futebol, o Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo, respectivamente. O objetivo dessa análise é explicar como a relação do torcedor com o esporte possibilita que uma marca explore esse elo de forma positiva enquanto uma estratégia de marketing, aproveitando a parceria para posicionar e agregar valor para a empresa no mercado.
Materia: Marketing esportivo
Patrocínio
Estratégia de comunicação
Estratégia de marketing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Luiza Frade da. O patrocínio esportivo para além da exposição de marca: o caso Mercado Livre e o Clube de Regatas do Flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

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