Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24319
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Perfilamento e a publicidade digital: os impactos na privacidade do usuário na era da interpelação algorítmica
Author(s)/Inventor(s): Silva, Luiz Roberto dos Santos Santiago
Advisor: Cesário, Kone Prieto Furtunato
Abstract: As interações nas plataformas de mídias sociais não são meramente sociais; são também oportunidades estratégicas para as empresas mapearem os gostos, hábitos e preferências dos usuários. Essas informações são utilizadas para moldar a subjetividade dos indivíduos, direcionando-os para determinados comportamentos e decisões de consumo. Por meio da coleta massiva de dados, as empresas de comércio digital conseguem conhecer profundamente seu público-alvo, identificando os estímulos necessários para influenciá-lo a consumir produtos e serviços específicos. No entanto, essa prática coloca os consumidores em uma posição de hipervulnerabilidade, especialmente no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais. A utilização de tecnologias de profiling e capitalização de dados é uma estratégia-chave nesse processo. Essas tecnologias permitem às empresas analisar o comportamento dos usuários digitais de forma detalhada, criando perfis altamente específicos e personalizados. No entanto, essa prática também levanta questões éticas e legais, especialmente em relação à privacidade e à proteção de dados pessoais. Este estudo tem como objetivo analisar criticamente o uso dessas tecnologias, considerando seus impactos no comportamento dos usuários digitais e seus direitos de privacidade. A pesquisa será conduzida conforme a legislação brasileira pertinente, incluindo a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor e a LGPD. Além disso, serão examinados casos julgados tanto no cenário nacional quanto internacional, a fim de oferecer uma visão abrangente e atualizada da questão.
Keywords: Privacidade
Algoritmo
Perfilamento
LGPD
Privacy
Algorithm
Profiling
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Luiz Roberto dos Santos Santiago. Perfilamento e a publicidade digital: os impactos na privacidade do usuário na era da interpelação algorítmica. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRSSSilva-min.pdf371.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.