Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O (mau) uso da Lei de Alienação Parental como instrumento de defesa nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher
Autor(es)/Inventor(es): Pacheco, Lara Victória de Souza
Orientador: Konder, Cíntia Muniz de Souza
Resumo: A Lei da Alienação Parental foi criada à luz dos princípios da proteção integral e do melhor interesse da criança e do adolescente com o intuito de resguardar os interesses do menor de idade nos conflitos de disputa de guarda. A presente monografia se trata sobre o mau uso da Lei de Alienação Parental como instrumento de defesa nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A priori, busca discorrer sobre o conteúdo do instituto de alienação parental e sua origem, bem como a positivação da Lei n.º 12.318/2010 no ordenamento jurídico brasileiro e a importância do caráter interdisciplinar para compreensão de sua abordagem. Em seguida, será abordado o papel da mãe guardiã quando colocada como alienadora, vingativa e desequilibrada, apontando a utilização da referida lei como instrumento e estratégia processual de defesa para genitores acusados de violência doméstica e familiar contra a mulher. Por fim, será analisado se as alterações trazidas pela Lei n.º 14.430/2022 serão capazes de sanar os problemas relativos quanto à aplicação da Lei de Alienação Parental nos Tribunais.
Palavras-chave: Alienação Parental
Problemas na Aplicação da Lei
Violência Doméstica e Familiar
Violência Contra a Mulher
Vulnerabilidade da Criança e do Adolescente
Parental Alienation
Problems in Law Enforcement
Domestic and Family Violence
Violence against Women
Vulnerability of Children and Adolescents
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PACHECO, Lara Victória de Souza. O (mau) uso da Lei de Alienação Parental como instrumento de defesa nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVSPacheco-min.pdf623.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.