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http://hdl.handle.net/11422/24405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli | - |
dc.contributor.author | Santos, Rafaella Nascimento dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T13:01:00Z | - |
dc.date.available | 2024-11-23T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafaella Nascimento dos. Agressão é educação? Uma análise sobre a persistência da utilização da violência física como prática educativa. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24405 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Punição | pt_BR |
dc.subject | Violência física | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.title | Agressão é educação? Uma análise sobre a persistência da utilização da violência física como prática educativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8520406366813912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Philippe Oliveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5125892121530411 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou analisar aspectos sobre a persistência da utilização de violência física, perpetrada no âmbito das relações familiares, como método punitivo infligido a crianças e adolescentes para fins educativos. Analisando ainda, a efetividade legislativa dos direitos de crianças e adolescentes. E os objetivos deste projeto convergiram para a análise de quais as motivações das autoridades parentais para a adoção da punição física como forma de educar pessoas que ainda não atingiram a maioridade civil. Tratando sobre a distorção do conceito de violência física e como a aplicação de castigos físicos faz parte do cenário sociocultural da sociedade brasileira. Sendo possível analisar a percepção das autoridades familiares sobre o funcionamento da punição corporal como método de ensino a crianças e adolescentes. E como apesar da existência de normas jurídicas proibitivas desta conduta, a violência perpetrada contra crianças e adolescentes sujeitos ao poder familiar persiste naturalizada no imaginário social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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