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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Agressão é educação? Uma análise sobre a persistência da utilização da violência física como prática educativa
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Rafaella Nascimento dos
Tutor: Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli
Resumen: A presente pesquisa buscou analisar aspectos sobre a persistência da utilização de violência física, perpetrada no âmbito das relações familiares, como método punitivo infligido a crianças e adolescentes para fins educativos. Analisando ainda, a efetividade legislativa dos direitos de crianças e adolescentes. E os objetivos deste projeto convergiram para a análise de quais as motivações das autoridades parentais para a adoção da punição física como forma de educar pessoas que ainda não atingiram a maioridade civil. Tratando sobre a distorção do conceito de violência física e como a aplicação de castigos físicos faz parte do cenário sociocultural da sociedade brasileira. Sendo possível analisar a percepção das autoridades familiares sobre o funcionamento da punição corporal como método de ensino a crianças e adolescentes. E como apesar da existência de normas jurídicas proibitivas desta conduta, a violência perpetrada contra crianças e adolescentes sujeitos ao poder familiar persiste naturalizada no imaginário social.
Materia: Punição
Violência física
Famílias
Educação
Crianças
Poder
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Rafaella Nascimento dos. Agressão é educação? Uma análise sobre a persistência da utilização da violência física como prática educativa. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Direito

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