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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Agressão é educação? Uma análise sobre a persistência da utilização da violência física como prática educativa
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Rafaella Nascimento dos
Orientador: Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar aspectos sobre a persistência da utilização de violência física, perpetrada no âmbito das relações familiares, como método punitivo infligido a crianças e adolescentes para fins educativos. Analisando ainda, a efetividade legislativa dos direitos de crianças e adolescentes. E os objetivos deste projeto convergiram para a análise de quais as motivações das autoridades parentais para a adoção da punição física como forma de educar pessoas que ainda não atingiram a maioridade civil. Tratando sobre a distorção do conceito de violência física e como a aplicação de castigos físicos faz parte do cenário sociocultural da sociedade brasileira. Sendo possível analisar a percepção das autoridades familiares sobre o funcionamento da punição corporal como método de ensino a crianças e adolescentes. E como apesar da existência de normas jurídicas proibitivas desta conduta, a violência perpetrada contra crianças e adolescentes sujeitos ao poder familiar persiste naturalizada no imaginário social.
Palavras-chave: Punição
Violência física
Famílias
Educação
Crianças
Poder
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Rafaella Nascimento dos. Agressão é educação? Uma análise sobre a persistência da utilização da violência física como prática educativa. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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